Supernatural já entrou no hall das séries mais longas da TV americana, até a conclusão deste artigo o episódio que vai ao ar no dia 26 de Outubro na TV americana 13×03 – Patience é de número 267.
E todos os dias graças ao Netflix novos telespectadores são acrescidos a lista de fãs da série.
Então principalmente para os novos é bastante complicado entender toda a mitologia da série, então decidimos incluir aqui a lista dos principais símbolos da série e seus significados.
Update: Definições atualizadas e revisadas em 25/10/2017.
O começo
É claro que o maior ícone da série é o pentagrama anti-possessão. Mas este símbolo não apareceu na série a primeira vez como uma tatuagem e sim em uma correntinha (foto acima) que Bob deu aos irmãos no episódio 2.14 Born Under a Bad Sign, para evitar que Meg os possuísse novamente. Não dá para perceber exatamente o desenho, mas a solução estava ali.
O site supernaturalwiki publicou uma resposta de Sera Gamble sobre a ideia da inclusão dessa tatuagem na série.
SG: Lembro-me de falar sobre isso com Ben Edlund na temporada passada, enquanto Cat estava escrevendo “2×14 – Born Under A Bad Sign“. Concordamos que, se fôssemos Sam, a primeira coisa que faríamos é levar esse amuleto contra a posse e dirigir-se ao salão de tatuagem mais próximo. Ele me lembrou disso enquanto trabalhávamos no “3×12 – Jus in Bello“, porque romper os amuletos era um ponto da história importante nesse episódio. Então eu os incluí, e foi em um bom momento. É como, claro, Sam e Dean têm tats correspondentes. Como poderia ser de outra maneira? Por sinal, estou convencida de que somos verdadeiramente um culto quando um fã faz a sua tatuagem.
Sera nem poderia imaginar que os fãs fariam as suas tatuagens logo quando este símbolo apareceu na série. Com várias variações mas sempre com o mesmo princípio básico.
Em 4.18 The Monster at the End of This Book,, este fenômeno é referido quando Sam e Dean revelam suas tatuagens para passar como fãs ávidos dos livros de Chuck. Em resposta, a editora dos livros sobrenaturais de Chuck Shurley, revela que ela tem a mesma tatuagem – em sua bunda. Embora não tenha sido nomeado no episódio, o nome do editor era Sera Seige, com o nome de escritores Julie Siege e Sera Gamble – como mencionado nessa entrevista de Sera Gamble.
Reparem que a tatuagem teve variações desde a primeira aparição do episódio 3×12.
Nos episódios 05×03 – Free To Be You And Me e 06×03 – The Third Man, de novo um close no Sam sem camisa. WOW.
Em 9.10 Road Trip Castiel remove a tatuagem de Sam a pedido do Dean, para que Crowley possa possuir Sam para ajudá-lo a expulsar Gadreel.
No começo do episódio 12×02 – Mamma Mia Sam está sob o efeito de um sonho induzido pela Lady Bevell, nota-se que ele está sem a tatuagem, como como trata-se de um sonho a princípio não podemos considerá-la, mas logo em seguida quando ele está acordado nota-se que o tattoo ainda está ausente. No episódio 13×02 – “The Rising Son” Sam está de novo com a tattoo e ele pede a Jack que faça o mesmo para protegê-lo dos demônios, mas a proteção do nefilim faz com que as marcas sumam logo em seguida.
As tatuagens anti-possessão dos meninos aparecem pela primeira vez em 3.12 Jus em Bello. Conforme ilustrado, você pode ver os dois raios inferiores da tatuagem de Sam aparecerem diferentes dos dois inferiores na tatuagem de Dean, com base em onde as linhas estão quebradas. O braço de tatuagem do Sams se rompe no lado inferior do ponto da estrela, onde, como Dean’s é quebrado entre as duas seções do braço do ponto de estrela inferior direito. Isso parece ser simplesmente porque eles são colocados em um ângulo ligeiramente diferente nos corpos dos meninos.
Quando vemos as tatuagens novamente em 4.18 O Monstro no final deste livro, a tatuagem de Sam é vista com muita clareza e agora corresponde ao design original que Dean teve na 3ª temporada. Infelizmente, a tatuagem de Dean não é totalmente visível, no entanto, se você olhar de perto você pode ver que parece estar de cabeça para baixo, com base em onde o círculo está sendo quebrado pelo segundo ponto de estrela. Há apenas um braço no design que pode atravessar o círculo sem quebrar outros braços de ponto de estrela, e esse é o ponto de estrela inferior esquerdo ao olhar a tatuagem original de Dean em 3.12 Jus em Bello.
A tatuagem de Sam ainda combina com a tatuagem da Temporada 3 de Dean em 5.03 Free to Be You and Me enquanto ele fala com a ilusão de Jess, bem como durante as cenas de exercício sem camisa no início de 6.03 The Third Man.
Durante a 7ª temporada, vemos a tatuagem de Dean novamente em 7.13 The Slice Girls, quando ele tem uma noite com Lydia. Sua tatuagem é muito difícil de se distinguir nas cenas e parece ter girado novamente. É muito difícil distinguir as quebras nos braços do ponto estrela para compará-lo com a tatuagem da temporada 3.
Mais tarde em 8.02 What’s Up, Tiger Mommy? Sam mostra sua tatuagem novamente quando Dean diz a Kevin e Linda Tran que terão que pegar tatuagens. A tatuagem de Sam voltou ao desenho original de 3.12 Jus em Bello e novamente não combina com Deans. É difícil de ver, mas em uma inspeção de perto, as tatuagens em andamento em Kevin e Linda parecem combinar a tatuagem de Sam neste episódio neste momento.
Nós vemos a tatuagem de Kevin novamente em 9.06 Heaven Can not Wait, e mudou para combinar a tatuagem original da Season 3 de Dean. A tatuagem de Dean também é visível novamente quando Abbadon ameaça removê-lo em 9.02 Devil May Care. Ele combina com seu design original na temporada 3, mas novamente como a temporada 4, está de cabeça para baixo.
Outros símbolos
A fonte de pesquisa encontra-se listada abaixo
Um pentagrama, é um símbolo ou amuleto usado para proteção. Ao contrário do que comumente se acredita, os pentáculos são uma proteção muito poderosa contra o mal.
Segundo o dicionário dos símbolos, este é o símbolo da união e da síntese, na medida em que o número dos dedos de uma extremidade corresponde ao número dos nossos sentidos.
O pentagrama, uma estrela de cinco pontas, tem sido associado, desde muito tempo, ao mistério e à magia. Esse símbolo é, sem dúvida, o mais reconhecido por todos os seguidores do paganismo, sendo tão antigo que sua origem é desconhecida. No geral, o pentagrama tem sido utilizado em todas as épocas como talismã.
Dessa maneira, na antiga Mesopotâmia, esse símbolo representava o poder imperial. Para os pitagóricos, simbolizava a saúde e o conhecimento. Entre os egípcios, o pentagrama possuía relação com as pirâmides, uma vez que representava o útero da Terra.
Na cultura hebraica, o pentagrama representava a verdade e os cinco livros “Pentateuco” (cinco rolos), que para os judeus tem o nome de Torá, a “lei escrita” revelada por Deus.
Na Idade Média, esse símbolo representava a verdade e a proteção contra os demônios ou maus espíritos. Para os medievais adeptos do Cristianismo, o pentagrama era atribuído aos cinco estigmas de Cristo.
Em 9.03 I’m No Angel depois que Castiel percebe que os anjos o estão caçando, ele faz uma tatuagem em Enochiano, o que o tornará incapaz de ser rastreado pelos anjos. Isso é semelhante aos siglos Enochianos que ele queimou nas costelas de Sam e Dean para o mesmo propósito em 5.01. Simpatia pelo Diabo. No entanto, essa tatuagem apenas o confunde de ser sentido pelos meios normais de um anjo de sentir as pessoas; Efraim é capaz de localizá-lo sentindo sua dor, mostrando que a tatuagem não bloqueia tudo.
Enoquiano como idioma dos anjos, é usado em armadilhas contra demônios, para afastar anjos, e também para marcar as pessoas apaixonadas.
Misterioso e forte este símbolo só pode ser feito com sangue humano, este afasta os anjos do local, foi mostrado pela primeira vez no último episódio da quarta temporada. Castiel ensinou aos Winchester este símbolo Enoquiano, o idioma dos anjos.
Basicamente existe dois tipos, um até mais simples abaixo.
Todos os Daevas são invisíveis aos olhos, é possível ver apenas a sua sombra. Na Pérsia, os Daevas são considerados Deuses. Eles são seres que a partir das sombras se movem e caminham pelos mundos. A mitologia ao redor deles afirma que muitos são seres bestiais e animalescos, em seu rastro deixam sempre uma marca comum a essas entidades. Os Daevas, de acordo com a lenda, podem ser invocados a partir de uma conjuração demoníaca que requer grande habilidade espiritual para dominá-los. São demônios sombra Zoroatrianos; são selvagens e animalescos. Os Daevas precisam ser invocados para “atacarem” através de um ritual antigo e extremamente macabro, e isso é um trabalho muito arriscado,pois tendem a “atacar” seu invocador. Ninguém conhece suas aparências físicas, pois não são vistos há milênios. Não há como “exterminá-los”. Para o invocador perder o controle sobre eles, é preciso apenas destruir o altar do ritual e os Daeva se voltaram contra seu invocador. A sua conjuração e feita a partir do uso de sangue e ossos humanos.
Simbolo para abertura do Purgatório:
Purgatório é uma dimensão sobrenatural criado por Deus para conter suas bestas iniciais e mais perigosas, os Leviatãs. Com o tempo, evoluiu para ser o destino das almas de monstros. De acordo com Bobby Singer, é conhecido por muitos nomes, com ‘Purgatório’ apenas sendo o mais conhecido.
Armadilha para demônios:
Quinto Pentagrama:
Usado para que demônios estejam ao serviço de quem o invocou. Nem mesmo os demônios mais poderosos (como os Espíritos Goéticos) são imunes à esse símbolo.
Chave de Salomão ou Armadilha do diabo é o mais famoso e importante de todos os Grimórios.
Manual da Magia, contendo palavras e instruções do próprio Rei Salomão. Ele instrui seus seguidores e mestre a convocar a força espiritual. Chave de Salomão também é conhecida pelos fans de Supernatural como circulo de aprisionamento. Quando um demônio é levado para dentro desse circulo – desenhado no chão ou até mesmo no teto, ele não pode sair até ser libertado.
Fraqueza
Apesar do fato de que pode interceptar a maioria dos demônios, a sua maior fraqueza é que é simplesmente um desenho. Se o desenho é de forma alguma quebrada ou alterada, a armadilha irá perder a sua potência. E, embora capaz de aprisionar demônios, e tira-los de seus poderes, por vezes, nem sempre funciona. Isso foi demonstrado por Meg em Nascido num Signo Ruim, quando ela usou um feitiço para agitar a casa, quebrando assim a armadilha que estava prendendo-a. Outro demônio chamado Casey foi capaz de lançar um feitiço de dentro, embora ela não foi capaz de libertar-se.
Tulpa:
Tulpa é uma entidade ou objeto que, segundo o budismo tibetano, pode ser criado unicamente pela força de vontade, envolvendo meditação, concentração e visualização intensas. Em outras palavras, a tulpa seria um pensamento tornado tão real pelo praticante que chegaria a assumir uma forma física, material.
Ankh, (pronuncia-se “anrr” nas línguas semitas como hebraico e árabe a junção das consoantes k e h cria o som de dois r em um fonema a partir da garganta como uma expiração) conhecida também como cruz ansata, era na escrita hieroglífica egípcia o símbolo da vida. Conhecido também como símbolo da vida eterna. Os egípcios usavam-na para indicar a vida após a morte.
A forma do ankh assemelha-se a uma cruz, com a haste superior vertical substituída por uma alça ovalada. Em algumas representações primitivas, possui as suas extremidades superiores e inferiores bipartidas.
Cadeado contra demônios
Nenhum demônio consegue abrir o local onde este símbolo for desenhado, Sam faz um desenho desses no porta mala do Impala para evitar que o Colt seja roubado.
A armadilha do diábo em pentagrama, assim como outros simbolos, é usada para manter um demonio preso dentro dela.
O simbolo pode ser desenhado no chão ou no teto. Quando um demonio entra dentro do simbolo, o mesmo fica preso e perde todos os seus poderes demoniacos.
Diferente dos outros tipos de armadilhas do diábo, o pentagrama é mais usado por ser menos complexo e por ser mais fácil de desenhar. Geralmente é desenhado no chão atrás de portas e janelas para que os demônios fiquem presos ao entrarem pela porta ou pela janela em que o pentagrama se encontra.
Purgatório é uma dimensão sobrenatural criado por Deus para conter suas bestas iniciais e mais perigosas, os Leviatãs. Com o tempo, evoluiu para ser o destino das almas de monstros. De acordo com Bobby Singer, é conhecido por muitos nomes, com ‘Purgatório’ apenas sendo o mais conhecido.
Um sigilo de suprimento angelical pode ser usado para dar o controle de um receptáculo ao anjo que o habita. Ao contrário de sigilo banimento anjo , ele não precisa ser desenhado em sangue , embora ele precisa de sangue para o feitiço para chutar. Uma vez ativado, o sigilo vai enfraquecer rapidamente a possuir controle do anjo, dando o controle de host. No entanto, mesmo a menor alteração do sigilo irá processar o feitiço inútil.
Quando Castiel diz a Dean que o anjo Ezequiel morreu durante a queda,Dean percebe que o anjo possuindo Sam é um impostor e tarefas Kevin com encontrar um feitiço que iria “desligar” o anjo para que ele não iria estar no controle.
Em Anjo do Inferno , Sam e Dean usar esse sigilo contra Lúcifer para dar o controle do seu navio de volta para Castiel. Isso durou por pouco tempo e Lúcifer removidos facilmente os sigilos.
Fonte reprodução: Amino
É um símbolo usado para significar a adesão dos homens de letras. É um sinal de seis pontas que representava grande poder e representava os portões de Atlantis. Henry Winchester usa um como um alfinete de gravata, e também é visto nas lápides dos que foram assassinados por Abaddon . Marcou também a porta para seu lugar de reunião secreta e decora A Caixa .
Outros itens, símbolos e defesas
Marca de Cain:
Notas
A Marca de Caim só pode ser usado por alguém digno, como foi explicado por Caim. As condições necessárias para ser considerada são desconhecidas, embora Caim afirmou que Dean é muito semelhante a ele pois os dois se sacrificaram para salvar seus irmãos Abel e Sam , respectivamente.
É bem possível que, se o portador do Marca concentrar força suficiente, ele pode tornar-se imune aos poderes demoníacos, como Dean foi capaz de lutar e tornar-se imune à telecinese de Abaddon durante a luta, porém isso poderia ser apenas um efeito temporário.
Sendo os poderes de Lúcifer a fonte de energia da Marca, este poderia ser o motivo que quando um portador do Marca morre são ressuscitados como um demônio já que Lúcifer é o pai dos demônios.
No último episódio da 10° temporada, é revelado que a Marca é a escuridão que Deus trancou e deu essa marca depois para Lúcifer, de Lúcifer para Caim e de Caim para Dean. Que no ultimo episódio a Marca é retirada de Dean e a escuridão é solta.
A Marca de Caim é a fonte de energia da primeira espada. Caim transferiu mais tarde a marca para Dean, de modo que o caçador possa matar Abaddon .
Quando Dean usou a primeira espada, pela primeira vez, sentiu uma fúria assassina que não se dissipou depois de ter matado a vítima com ela. Ela mais tarde lhe deu imunidade aos poderes de Abaddon(telecinese) e ganhou um controle telecinético sobre a espada, todos com grande concentração, permitindo-lhe superar e matá-la. Depois de matar Abaddon, essa raiva o levou a mutilar seu cadáver. Ele também exibiu força sobre-humana, enquanto lutando contra um vampiro .
Quando o portador da Marca recebe uma ferida mortal que irá matá-lo, a marca transforma a sua alma em um Cavaleiro do Inferno, para que ele possa viver.
Fúria assassina – A marca afeta o portador para que eles constantemente tem que matar alguma coisa, se não eles vão acabar morrendo como foi apontado por Crowley.
Telecinese – A marca dá ao portador a habilidade de invocar a lâmina para o lado que o chama.
Ressurreição – A marca, se o portador morre, vai ressuscitar o portador como um demônio, mais especificamente um Cavaleiro do inferno.
Imunidade – A marca permite que o portador tenha imunidade aos poderes demoníacos.
Super força- Permite que o portador da marca pode levantar toneladas com relativa facilidade
A palavra sal vem do grego “hals” e “halos”, que tanto significa sal como mar. Da mesma raiz se deriva a palavra “halita”, dada ao Cloreto de Sódio encontrado em depósitos naturais, que é o sal gema. Platão falava que “o sal era uma substância cara aos deuses”.
Antigamente sacerdotes usavam o sal para afastar os demônios. No Egito antigo, o sal foi considerado um produto sagrado e era oferecido aos deuses. Os romanos consideravam o sal um símbolo de sabedoria, e por isso usavam-no num ritual aos recém-nascidos, derramavam sal sobre eles para que nunca faltasse a sabedoria.
Gregos e romanos para agradar os deuses do lar, faziam sacrifícios de animais. Era comum por sal na cabeça do animal sacrificado, para purificar a casa.
Também para os hebreus o sal era elemento de purificação, assim como os cristãos que no batismo era colocado sal nos lábios de recém-nascidos.
Na Idade Média o sal era usado para afastar os maus espíritos, os demônios e as bruxas das casas, jogando sal nas portas, janelas e chaminés. Na obra de Leonardo da Vinci, A última ceia , retrata um saleiro derrubado diante de Judas e apontando na sua direção. Nesta época dizia-se, que alguém que entornasse sal deveria pegar um punhado do que foi derramado e lançá-lo para trás do ombro esquerdo, lado que representava o mal.
Segundo o wikipedia, a Água benta é, de acordo com o catolicismo, anglicanismo, ortodoxia bizantina, ortodoxia oriental, luteranismo, bem como outras igrejas, a água que foi santificada por um sacerdote, com o propósito de batismo, benção de pessoas, lugares e objetos, ou como forma de repelir o mal.
A utilização da água benta para o batismo e a limpeza espiritual é comum em diversas religiões, do cristianismo ao sikhismo e hinduísmo. A utilização da água benta como um sacramental para proteção contra o mal, no entanto, é exclusivo da Igreja Católica Apostólica Romana.
Armas
Faca da Ruby, Colt e a Espada Angelical: No começo da série a única arma que podia ferir um demônio era a faca da Ruby, depois dela o único objetivo que poderia matar quase todas as criaturas era o Colt, depois esses preciosos objetos foram substituídos pela espada angelical que agora mata “quase” qualquer ser sobrenatural, ou a maioria, deixando as duas armas anteriores obsoletas.
Espada / adaga angelical
Um círculo de óleo santo ou sagrado em chamas, é a melhor maneira de se prender um anjo ou um ornintorrinco voador qualquer, provavelmente o óleo queimará eternamente, ou seja, a não ser que algo o apague ele continuará a queimar. O anjo não será capaz de sair do círculo. Note-se que um círculo de fogo sagrado não é o equivalente a uma Armadilha do Diabo. Quando estiver no círculo, o anjo tem ainda o uso de suas habilidades e são capazes de se mover, eles simplesmente optam por não deixar o círculo por medo de tocar o fogo sagrado. Se um anjo toca fogo sagrado, então não só o receptaculo humano será destruído assim como o anjo vai ser morto também. Michael, porém, é resistente ao fogo sagrado e não podia ser morto por ele. O mais provável é que ele é o arcanjo mais poderoso de todos.
Esse é especial para vocês, o novo opening dessa 13ª temporada apresenta um novo símbolo, uma cruz invertida, além do detalhe do olho de Jack, vocês conseguem perceber onde essa cruz aparece?
Como a série é ficcional alguns significados podem estar divergentes, todos estão convidados a comentar e complementar o significados de cada símbolo… Afinal só o google e o wikipedia sabem.
https://aminoapps.com/page/supernatural-1288904/9338303/todos-os-simbolos-de-supernatural-e-seus-significados http://thesupernaturalthings.blogspot.com.br/2013/07/todos-os-simbolos-de-supernatural-e.html
http://pt-br.supernaturalbrasil.wikia.com/wiki/Categoria:S%C3%ADmbolos
http://supernaturalbrpt.blogspot.com.br/2012/07/todos-os-simbolos-de-sobrenatural.html http://coisasbn.blogspot.com.br/2013/05/armas-e-amuletos-usados-em-supernatural.html http://bruxosolitarioo.wordpress.com/2017/05/18/meu-talisma-do-deus-moko
https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/horoscopo/esoterico/use-o-sal-para-afastar-maus-espiritos-e-recarregar-energias,23087e55a7b4d310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html/