Em dezembro de 2013 o canal Syfy exibiu o piloto da série Dominion e em 19 de junho de 2014 começa oficialmente a exibição. Duas temporadas depois, a série e encerrada sem um final e o produtor Vaun Wilmott assume em 2016 o cargo de ressuscitar a série Prison Break.
A raiz da série é bastante semelhante a Sobrenatural, Deus desaparece e, em sua ausência, o arcanjo Gabriel e seu exército de anjos inferiores (demônios) – também conhecidos como “cães do céu” – entram em guerra contra a humanidade, creditando aos humanos a causa pelo sumiço de Deus. Embora a maioria dos anjos elevados tenha optado por não interferir, permanecendo neutros, diante dos planos do arcanjo, os anjos inferiores descem à terra e se apoderam dos humanos, criando um exército de olhos negros, para lutar ao lado de Gabriel. 25 anos depois disso, a humanidade sobrevive com a ajuda do arcanjo Michael (Miguel), que escolheu ficar ao lado dos humanos, em algumas cidades fortificadas. Ele vive em Vegas, uma cidade construída sobre a antiga Las Vegas, a maior cidade existente que é disputada pelas duas famílias no poder: os Riesen, que governam a cidade, e os Whele, cujo patriarca tem status de cônsul. Michaell, porém, revelou que existe uma criança capaz de salvar o mundo e seria reconhecida pelas tatuagens em seu corpo, que são palavras e orientações escritas e deixadas pelo próprio Deus, antes dele desaparecer. Por motivo de segurança, o arcanjo escondeu o menino, enquanto a humanidade aguarda a manifestação de “O Escolhido”. Ao mesmo tempo, um soldado rebelde inicia uma jornada perigosa, enquanto a batalha entre anjos e humanos só aumenta. Ele descobre que é o “Escolhido” e rejeita o seu papel, mas, a ameaça à cidade de Vega o obriga a proteger seu povo.
Resumão e considerações: Vaun idealizador da série respondeu a todos os fãs, foi incrível quando “conversei” com ele sobre a série e o meu projeto. Infelizmente tantos os fãs como ele, ficamos decepcionados com o cancelamento duas temporadas depois.
Depois que a poeira baixou, ficou um pouco mais claro o motivo da decisão. Apesar do canal não ser “essa Brastemp” ainda houve o problema de séries concorrentes com a mesma base de roteiro como Lucifer e Supernatural, este último com uma legião imensa de fãs. Dominion era uma série excelente, gótica, séria e de clima tenso (até demais). Mata-se demônios na base da porrada e bala mesmo. Uma pena.
E sim, os anjos tinham asas e voavam, eles tinham o que eu chamava de “asas retráteis”. Vale acrescentar que apesar das reclamações na época sobre a cor negra das asas e a “qualidade” dos efeitos especiais, a série foi além do atual Lucifer no quesito “voo dos anjos”, mas essa é outra história. Bem …
Se ainda tem curiosidade de assistir, porque gosta do tema, eu recomendo, apesar de ter um clima MUITO diferente de Lucifer e Supernatural e um elenco iniciante, com apenas alguns destaques. Depois do final da série a maioria do elenco não teve nenhum outro trabalho significativo.
O roteiro teve como base um filme de 2010, Legion, que por coincidência era estrelado por Adrianne Palicki, mãe do escolhido. Alguém notou alguma referência aí?
Nunca saberemos o real motivo do seu “extermínio”. Na época foi clara a decepção de Vaun que trabalhava no roteiro da season 3.
A Rede Record chegou a exibir a série durante a madrugada e teve um ótimo retorno para o horário de quase 1 hora da manhã.
A Rede Record surpreendentemente exibiu com exclusividade no Brasil o conteúdo extra do BluRay nunca exibido na tv americana, um monólogo do Arcanjo Gabriel no final do episódio.
[…] 2013, O canal pago estadunidense Syfy encomendou Dominion, série baseada nos personagens do filme (já fizemos uma matéria aqui no site). A trama é ambientada 25 anos no futuro, 25 anos após uma guerra entre um exército de humanos e […]