Apesar de ser uma série de terror / fantasia Supernatural cita muitas vezes seres sobrenaturais, bíblicos e mitológicos.
E a nova 13ª temporada tem como plano principal o Nefilim Jack. Então vamos aproveitar a “deixa” e fazer um breve artigo. Será um apanhado do que colhemos sobre os filhos de anjos com humanas e a sua origem.
É uma coletânea de alguns textos colhidos na internet com os devidos créditos no final do texto, este artigo tem como objetivo somente explanar sobre e a diferença entre a série e a origem, sem qualquer função bibliográfica ou religiosa, e o texto é de responsabilidade dos autores originais e tem como objetivo enriquecer o entendimento da série.
Na série
Nefilim é uma criatura híbrida que nasceu da união de um anjo e um humano. Castiel afirmou que a criação de um Nefilim é proibido;no entanto, Metatron revelou no episódio ” Clip Show ” que houve uma existente sobre a Terra. Metatron viu essa Nefilim como uma abominação devido a sua existência ser banida. No episódio Lótus da décima segunda temporada, Lúcifer gerou um Nefilim.
Características
Como foi dito, Nefilim são o resultado da reprodução sexual entre um humano e um anjo em uma casca, este último dando aos descendentes propriedades angelicais. Nefilim são criadas apenas se sua mãe angelical tem a sua graça durante a concepção. Se um anjo transar com um humano e estiver sem a sua graça, o descendente será completamente humano. A Nefilim Jane tem olhos brilhantes como um anjo, mas seu brilho é um pouco escuro e acinzentado ao contrário do brilho branco ou branco-azulada brilhante dos anjos normais. O Filho de Lúcifer mostrou olhos de anjo na cor dourada.
Poderes
Os poderes dos Nefilins dependem da posição de seu progenitor angelical. Eles ficam mais fortes com o tempo. Castiel diz que o Filho de Lúcifer será o Nefilim mais poderoso, por ser filho de um Arcanjo. Ele deu à Castiel poder suficiente para matar Dagon, um Príncipe do Inferno.
Clarividência – Ainda no ventre, o Filho de Lúcifer pode mostrar a sua mãe e a Castiel imagens do futuro.
Astral Percepção – Um Nefilim pode perceber a verdadeira forma de anjos, sem sofrer danos.
Super Força – A sua ascendência angelical dota Nefilim com força suficiente para dominar e até mesmo atirar anjos comuns ao redor. Um deles foi capaz de jogar longe um serafim ferido.
Fraquezas
Espada Angelical – Sendo tecnicamente meia- anjo, um Nefilim pode ser
morto por uma espada angelical. – (Embora o suposto filho de Lúcifer, tenha sido ferido com uma espada angelical não sofreu dano algum.)
O Colt – O Colt não pode matar um Nefilim.
Enoquiano – Todo ser de Linhagem angelical e vulnerável a símbolos enoquiano e a exorcismos angélicas, não foi revelado ainda na série mas no episodio 1 da 13º temporada ele não sofre qualquer dano com um espanta anjo.
Nefilims Conhecidos
Jane.
Origem
Segundo o site Infoescola o termo Nefilim deriva do hebraico ‘nefilím’, que tem o sentido de ‘desertores, caídos, derrubados’. Há nesta palavra uma referência constante a algo que sofreu uma queda ou que está perdido. No idioma aramaico a constelação de Orion, que na tradição hebraica está vinculada ao anjo Shemhazai, é denominada Nephila, segundo o Livro de Enoque, versão apócrifa do Antigo Testamento.
Segundo Adam Clarke, a tradução de nefilim como gigantes é um erro: o texto de Gênesis faz uma distinção entre os filhos dos homens e os filhos de Deus; os filhos dos homens seriam os nefilim, homens caídos e nascidos da terra, com a mente animalesca e diabólica, contrastando com os filhos de Deus. Esta distinção seria entre os pecadores e os santos. Os nefilim teriam se tornado giborim, do hebraico gabar (eles prevaleceram, foram vitoriosos) que significa conquistadores ou heróis.
Carl Friedrich Keil e Franz Delitzsh também atribuem a tradução de nefilim como gigantes a um erro. Segundo estes autores, a interpretação de Gênesis 6:4 é controversa, porém eles rejeitam como absurda a ideia de que a passagem se refere à reprodução entre anjos (filhos de Deus) e filhas dos homens, produzindo uma raça de monstros, como se fossem semideuses, demônios ou anjos-homens. Segundo Keil e Delitzsh, os nefilim, ou seja, os tiranos, já habitavam a terra antes dos filhos de Deus (descendentes de Sete) terem filhos com as filhas dos homens (descendentes de Caim), e continuaram existindo depois que nasceram os filhos destas uniões.
- H. Sayce, porém, ao comentar sua tradução de uma inscrição de Tiglate-Pileser I, interpretou que a palavra naplu, que ele verteu como o poderoso destruidor, era a mesma palavra que nefilim, ou gigantes. Senaqueribe também menciona Napallu como um deus protetor.
O que aconteceu com os Nefilins? Os gigantes foram uma das razões principais para o grande Dilúvio da época de Noé. Logo depois que os gigantes são mencionados, a Palavra de Deus nos diz: “E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração. E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.” (Gênesis 6:5-7). Deus então fez cair sobre toda a terra um grande dilúvio, matando a tudo e a todos (incluindo os Nefilins), com a exceção de Noé, sua família e os animais que estavam na arca (Gênesis 6:11-22).
Existiram mais gigantes depois do dilúvio? Gênesis 6:4 nos diz: “Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois…”. Aparenta ser o caso que os demônios repetiram seu pecado depois do dilúvio também. No entanto, é provável que foi em uma escala muito menor do que antes do dilúvio. Quando os israelitas espionaram a terra de Canaã, eles disseram a Moisés: “Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.” No entanto, essa passagem não diz especificamente que eram os Nefilins de quem estavam falando, apenas que os espiões achavam que tinham visto Nefilins. É mais provável que os espiões testemunharam pessoas muito altas em Canaã e por engano acharam que eles eram Nefilins. Ou talvez seja possível que depois do dilúvio os demônios se relacionaram novamente com fêmeas humanas, produzindo mais nefilins. Qualquer que seja o caso, esses “gigantes” foram destruídos pelos israelitas durante a sua invasão de Canaã (Josué 11:21-22) e mais tarde na história (Deuteronômio 3:11; 1 Samuel capítulo 17).
Por que os demônios não produzem mais Nefilins nos dias de hoje? Parece que Deus deu um ponto final aos demônios tendo relações com os seres humanos ao colocar todos os demônios que cometeram tal ato no abismo. Judas versículo 6 diz: “E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia”. É claro que nem todos os demônios estão “presos” hoje, então deve ter existido um grupo de demônios que cometeu um pecado mais grave além do pecado original. Tudo indica que os demônios que se relacionaram com as fêmeas humanas são aqueles que estão “em prisões eternas”. Isso iria prevenir que outros demônios tentassem repetir tal ato.
Conforme a mitologia grega, os gigantes seriam filhos da Gaia, a deusa da Terra.
Textos reprodução:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nefilim
http://www.infoescola.com/religiao/nefilins/
https://www.gotquestions.org/portugues/gigantes-Nefilins.html
http://pt-br.supernatural.wikia.com/wiki/Nefilim